1+2+1 coletivo_Brasil, impressões polarizadas

instalação transmídia

performer: Cristopher Gegembauer

 

 

 

striscia_01

 

 

striscia_02

 

 

_6131146 i flair_web

 

 



1+2+1 (Antonio Wolff, Biba Bettega, Mau Medeiros, Richard Romanini) é um grupo híbrido que expressa narrativas visuais através da fotografia, da imagem em movimento, de ambientes imersivos, instalações e design.

Nosso primeiro trabalho é representação transmídia sobre a vivencia brasileira do euforismo e seu paradoxo durante a copa do mundo.

O projeto artístico se estrutura através de reflexões sobre os cenários acionados e intensificados no estar e observar o Brasil neste preciso momento. A intenção foi explorar impressões acima de tudo pessoais sem o objetivo de formular uma catalogação descritiva do Brasil. Através da contribuição de experiências e áreas de atuação profissional diferentes criamos uma sinergia que resultou na produção de uma instalação transmídia.

Utilizando como fontes de igual importância tanto percepções pessoais quanto elementos intrínsecos da cultura local criamos uma narrativa na qual o curto-circuito, que identificamos como característica típica brasileira, serviu de elemento catalisador.

Retratos fotografados das diferentes cores e texturas de pele reforçam a diversidade das raças que compõem, cada uma com suas marcas, uma única identidade. Múltiplas camadas desenhadas pelo corpo, camadas espaciais, perceptivas, temporais e sensoriais constroem uma arquitetura invisível de relações.

Na Instalação o corpo interage com dois espaços antagônicos e complementares, a gaiola vazada e o aquário hermético, uma “prisão” de ouro e uma caixa de vidro como lente de aumento. De um lado o grito abafa, do outro o grito se perde, se propaga até outra pele e a deforma.

A dicotomia dos espaços se reflete nos elementos que os compõem, a bola, elemento paradigma de jogo, é também uma “arma” no Carnaval do Clóvis bate-bola. A força da energia dionisíaca da “Festa da Carne” e do “jogo” se dissolvem quando as frágeis regras do jogo se “quebram”. O elemento natural, a planta e a terra, manipuladas se transformam em artifício do espaço fechado.